-->

30 de out. de 2012

Teatro

O Teatro é de longe o maior e mais significativo conjunto artístico que se pode usar para se expressar alguma história, mensagem ou atividades para o público. Ele pode ser improvisado, bem dirigido ou de muitas maneiras conduzido, até mesmo o público pode desenrolar a história, assim fazendo com que os atores se esforcem para construir um enredo e final que os prendam sempre na apresentação, porque é assim que se faz teatro, tornando o imaginário, real ao alcance dos seus olhos.


O Teatro não tem nenhuma origem 100% afirmada, uns dizem que começaram com as primeiras tribos humanas, mais ou menos assim: “Eu encontrei um rio onde a água é supinpa pra gente matar a sede, ele está atrás daquelas montanhas”, eles não tinham linguagem padronizada, então tinham que praticar a mais rústica modalidade do Jogo da Adivinhação, e ele praticamente encenava a montanha, o riozinho correndo bonito, fazia o “Chuáá” da água correndo, e por aí vai. Outros dizem que foram mais uma coisa que os gregos criaram, mas como disse, não existe nenhuma confirmação de quem foi realmente o pontapé inicial no Teatro.


O Teatro no Brasil foi trazido pelo padre português José de Anchieta com o fim de catequizar os indígenas, que de novo mostra, que não se necessitava saber falar Tupi, mas apenas saber como passar uma mensagem com o corpo.


Teatro não é só saber rir e chorar quando bem entender, é muito mais! Existem conceitos muito aplicados e teóricos também como Presença, Voz, Figurino, Atuação e outras milhares de coisas que se pode aprender em qualquer lugar, mas nada como os maiores autores dizem ajuda mais do que o talento natural, ou seja, aquela predisposição a dar a cara para bater em público, incorporar mesmo uma personagem, tudo isso sem mesmo ser iniciado nos espetáculos ou aulas.
Eu particularmente gosto pra caramba das Tragédias, que contam histórias de amor, ódio, tristeza, ódio, saudades, ódio rsssss. São mais comuns entre os roteiristas europeus, enquanto no Brasil somos mais extrovertidos e curtimos mais as peças de comédia.


Pra estudar Teatro é fácil, basta ter vontade, dedicação, e nenhuma vergonha de errar, porque nessa arte o seu maiores inimigos serão o nervosismo, insegurança, vergonha e muito mais coisas, porque digo isso? Porque eu por ironia e nenhuma coincidência também fiz teatro, muitos dizem que um diploma pode ser adquirido com apenas uma semana indo todo dia num Intensivo Teatral (Curso onde você fica aprendendo como se fosse num supletivo teatro e suas derivações) mas nada melhor e mais divertido do que dançar e ser livre nas aulas cotidianas, porque teatro não pode ser ensinado de uma só vez como se forçasse a aprender, tem que ser semeado, porque “todas as flores não nascem na mesma época do ano”.

Bob Jester

Nenhum comentário: