Jovem de Futuro ?
Este Projeto iniciou com uma grande interrogação, que aos poucos foi se formando e acontecendo. Tudo começou de maneira bastante positiva, nas primeiras reuniões nos disseram para pensar pequeno, pois teríamos que nos estruturar para dar segmento ao programado e não nos perder na caminhada. Muito bem como pensar pequeno em uma escola grande? com dezenas de professores, funcionários e milhares de alunos e este sendo o foco principal deste Projeto.
Quando passado aos professores, alguns se assustaram com o que foi apresentado e outros o abraçaram por acreditar que as tais competências e habilidades, ditas pela LDB, iriam realmente se manifestar e os conteúdos assim finalmente assimilados com êxito, pelo nosso bem maior “ o aluno”.
A direção foi a primeira a abraçar esta nova idéia, aceitando o convite feito. A partir de então teria um desafio em mãos, passar ao corpo docente e acreditando que este também o aceitaria e dar o ponta pé inicial para o início de tudo, com todos da comunidade escolar.
Classifico tudo isso como o nosso trânsito, onde damos a partida e quando tudo parece estar a nosso favor seguindo em frente com a atenção necessária, de repente surge uma placa a nossa frente, ‘Mão dupla”, mais atenção, pois enquanto estamos indo, tem gente vindo no sentido contrário, que podem nos ajudar, como também nos atrapalhar, o que fazer ? seguir sempre no seu objeto, tendo a comunicação como foco principal para resolver os atalhos da aprendizagem e seguir com o Projeto.
Continuando na estrada, tudo parecia bem até ver mais uma placa “Parada Obrigatória “. É momento de parar para uma reflexão e assim reforçar a ação, para não termos atropelos. Continuando na estrada, seguimos calmamente e visualizamos outra placa “Rotatória”, se faz necessário voltar parte da estrada , fazendo com isso uma análise de tudo até o presente momento para não por em risco a ação, tendo o cuidado de não ficar somente girando sem chegar a lugar algum.Novamente na estrada, caminhando e logo a frente “Rua sem saída”, vire a direita e siga em frente, tudo parecia bem conforme o programado e logo a frente “Cuidado Declive”, então reduz a velocidade e redobra a atenção, siga em frente vire a esquerda para não se perder, continuando no controle da situação.
As paradas sempre irão sinalizar momento de reflexão e possivelmente mudar a ação, quando necessário, também para recompor as energias. Novamente na estrada com o Jovem de Futuro, outra placa “ Lombada” , reduzir mais uma vez a velocidade, pois o fim está próximo, isto é, a linha de chegada para todos os envolvidos. Muito bem, não houve maiores incidentes, as paradas foram obedecidas, sucesso nas ações e reflexões.
Desta forma analiso o Jovem de Futuro, onde a Escola do nada consegui o tudo. Nada tinha no início e o tudo ? no êxito final, com os professores que acreditaram no seu trabalho e nos alunos que participaram de toda programação.Parabenizo a todos, se tivesse que pontuar de 0 a 10, com certeza daria 11, pois houve grande empenho. Também acredito que a experiência dita será muito favorável para a continuidade do Projeto “Jovem de Futuro”.
Que Deus abençoe a todos,os ilumine e de a sabedoria necessária rumo a felicidade.
Profª Valdete Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário