-->

21 de jun. de 2012

O amor pela leitura e literatura






Quando surgiu a ideia do cantinho literário refleti muito sobre a primeira dica de leitura que colocaria e conclui que o melhor caminho seria primeiro contar a vocês como comecei a me envolver com a leitura.
Quando criança, lembro que minha avó e meus pais contavam histórias de vida e inventadas que me absorviam completamente, na época não manuseava livros infantis porque simplesmente não os tinha em casa. Mais tarde, em idade escolar comecei a ouvir e posteriormente ler histórias escritas por autores e assim fui gradativamente experimentando a leitura e aumentando o gosto por ela. Nada me foi imposto, fui sendo seduzida pelas aventuras, pelas fotonovelas, pelos romances policiais de Agatha Christie, pelos romances dos mocinhos e mocinhas. Cheguei aos clássicos sem ódio e sem rancor, simplesmente deixando cada livro alimentar o meu "eu", potencializar a minha capacidade de entender e amar infinitamente.
Importante é entender que ninguém nasce gostando de ler, somos educados para certos hábitos. Que tal se permitir? Que tal começar a buscar o prazer de ler?
Convido vocês a lerem este pensamento de José Saramago e pensarem muito sobre ele:
"É ainda possível chorar sobre as páginas de um livro, mas não se pode derramar lágrimas sobre um disco rígido".
Na próxima semana colocarei uma sugestão para todos, pois ler vale a pena, é bom demais!
E agora só para descontrair... leiam o depoimento do publicitário Eugênio Mohallem:
"Entre livro e internet, prefiro o livro. Pelo menos ele só cai quando eu durmo".

Nenhum comentário: