-->

27 de jun. de 2012

Semana Esportiva

HAJA CORAÇÃO! 

A semana mais esperada do ano de 2012 mexeu com a vida de muitos apaixonados por futebol, embora nem todos tenham saído feliz dessa história. As semifinais da libertadores e da copa do Brasil movimentou a semana que definiria seus respectivos finalistas, e definitivamente era tudo ou nada! 

“Haja coração!”. Esta é famosa interjeição de um ilustre narrador esportivo, Galvão Bueno, e que expressa muito bem o que foi esta semana para muitos amantes de futebol: um turbilhão de sensações.  A semana começou com muitas expectativas, mas ao chegar das horas para o início dos jogos, o que era expectativa tornava-se ansiedade e nervosismo, e até o apitar do fim do jogo, já não se sabia o que definir. 


O jogo Corinthians x Santos no Pacaembu foi o mais aguardado por parte dos torcedores. Afinal, Corinthians lidera junto com Flamengo o clube que tem maior número de torcedores do Brasil, e também de pessoas não-simpatizantes. Por conseqüência, o Santos foi o time em que o Brasil depositou toda sua esperança e apoio para que o Corinthians não conseguisse realizar pela primeira vez em seus 101 anos de história, chegar a uma final de libertadores, e basta perguntar isto a qualquer São Paulino, Palmeirense, e etc.  Bom, o jogo todos já viram e o resultado de 1 a 1, todos  já sabem, o que ninguém  aguardava era a péssima atuação por parte dos jogadores do Santos, que além de tudo, foi muito bem anulado pelo time corinthiano, em uma defesa compacta e consistente. Para o santos, que tem um ótimo time, e que começou muito bem o ano com a conquista do paulistão, resta o longo brasileirão. Já o Corinthians conseguiu merecidamente o que mais almejava, e agora jogará a final da libertadores com o time argentino Boca Juniors, que é muito experiente neste tipo de competição, com 6 libertadores ganhos.  O jogo não será nada fácil, principalmente para o time brasileiro que jogará no “inferno” de “La Bombonera”, mas o clube brasileiro não está muito atrás, Pelé e Neymar em entrevistas recentes mostraram toda sua torcida e apoio para que o Corinthians levante o caneco representando o Brasil, o que todos sabem que esta “união” e incentivo ao maior rival são pura balela. Resta saber se a torcida santista gostou dessa solidariedade esportiva... 

Outros jogos aguardados por parte dos torcedores foi Palmeiras x Grêmio, Coritiba x São Paulo.  Dois jogos de surpresas e fatos inesperados. Palmeiras que há uma década não ganha um grande título, o último foi no século passado, em 1999, com a conquista da libertadores, agora se vê na chance de conquistar o título da copa do Brasil, e voltar no próximo ano para a Santander libertadores. O time comandado por Felipão conquistou a vaga na semana passada quando venceu por 2 a 0 o time do Grêmio em pleno Olímpico. Claro, ainda havia chances do bom time do Grêmio conseguir vencer o Palmeiras nesta semana em Barueri, mas não seria fácil. E foi o que aconteceu, o empate de 1 a 1 garantiu o Palmeiras na final contra o Coritiba. Sim, o Coritiba! O time São paulino deixou escapar mais uma classificação. Ao contrário do Palmeiras, o São Paulo não ganha um grande título desde 2008, quando conquistou seu último título Brasileiro. Confesso que não assisti o jogo, mas minha decepção foi a mesma que muitos são paulinos ao verem seu time derrotado. Porém, o Coritiba deve ter tido seus méritos, e isso não podemos tirar. O que não pode é um time de tamanha estrutura e que gasta muito dinheiro para manter um time de alto padrão, passar mais esse vexame. Resta ao São Paulo, assim como o Santos, o longo Brasileirão!  

Ufa, que semana! Quem a aproveitou com certeza terá ótimas recordações, mesmo se o seu time perdeu a classificação. Afinal, o futebol não teria graça se fosse tudo previsível e do nosso jeito; ele só é bom, pois nos traz essas emoções aguardadas como a felicidade diante de uma vitória e classificação de seu time, ou quando nos traz as emoções inesperadas como de tristeza e decepção diante de uma derrota, mas ao final das contas, acabamos apoiando mais ainda o nosso time do coração e amando-o cada vez mais!  

As expectativas agora se voltam para as finais da Libertadores e da copa do Brasil, e HAJA CORAÇÃO!


Gabriela Ribeiro Rodrigues

Nenhum comentário: