-->

24 de set. de 2012

Entrevista com a Profª Zilda (Ciências)

Zilda Bueno 

Entrevista com Zilda Bueno, professora na escola Marlene Camargo Ribeiro desde 1996. Descubra suas opiniões sobre assuntos diversos nesta entrevista séria e ao mesmo tempo cômica!

1) Quando a senhora decidiu que queria seguir a profissão de professora?
“Quando estava na 7ª série meus professores sempre me pediam para passar lição na lousa, é absurdo, mas eles faziam isso. Mas na verdade sempre gostei de ensinar. Quando percebia que algum colega estava com dificuldade eu procurava sempre ajudar. Isso era muito prazeroso! O tempo foi passando... acabei me transformando em educadora”.

2) A senhora provavelmente sabia das 'dificuldades' que os professores passam ao dar aulas, mesmo assim, teve certeza que era esta a profissão que queria exercer?
“Na verdade, quando iniciei meu trabalho, a situação não era igual ao que é hoje. As dificuldades começaram por volta de 1997 e 1998. Eu poderia ter desistido devido às dificuldades que surgiram, poderia ter abandonado tudo e recomeçado, porém, percebi que ser professora além de ser minha profissão é também a minha paixão”!

3) Se tivesse desistido da profissão de professora, qual outra profissão gostaria de seguir?
“Biologia, medicina, veterinária. Amo muito tudo isso! Sou extremamente curiosa com assuntos relacionados à doenças, corpo humano, etc. Em um determinado período não pensava mais em veterinária. Sou loucamente apaixonada por animais, o fato de estar diante de uma situação em que você se vê obrigada a sacrificar um animal me fez desistir”.

4) Em quantas escolas já deu aula até hoje?
“Vamos lá, colocando a cabeça para funcionar! (risos)
Em 1993, Escola Estadual Professora Iracema de Barros Bertolaso. Em 1996 Escola Estadual Professora Marlene Camargo Ribeiro ( nunca me afastei desta escola).Também em 1996 escola Professora Clarice Lispector (escola de supletivo municipal). Em 1998 Escola Estadual Professor Antônio Messias. Em 2001 Centro Educacional SESI (supletivo) e 2011 Faculdade Mauá.”

5) Na sua opinião, qual destas escolas apresentou ou apresenta MAIORES problemas de educação e ensino? Por quê?
“É muito difícil dizer! Desde 2000 não trabalhei mais em outras escolas públicas. Em 1999/2000 prestei o concurso do estado, como fui aprovada escolhi o Marlene Camargo como sede. Com relação ao corpo docente, possuímos um grupo muito coeso e engajado. Todos os professores procuram fazer o seu melhor. Entretanto, nossa escola apresenta, como todas as outras, muitos problemas que vão além do muro da escola. O que sentimos mais falta é a presença de autoridade da FAMÍLIA. Em qualquer escola do mundo a presença e a participação da família são importantes! Isso faz muita diferença no resultado final. E que diferença”!

6) O que a senhora acha do projeto 'Jovem de Futuro' ter vindo para o Marlene?
“Em minha opinião a escola e os alunos precisavam disso! Os objetivos do projeto são promissores. Veja agora, por exemplo, vocês estão fazendo entrevistas e diversos trabalhos paralelos. O desenvolvimento desses trabalhos surtirão efeitos positivos para aqueles que estão participando efetivamente do projeto. Espero que os alunos aproveitem ao máximo esse projeto para que possamos colher bons frutos. Todos saem ganhando”!


7) Na sua opinião, projetos como esse incentivam os alunos que não tem interesse nos estudos?
“Sim. Esses projetos são dinâmicos e exploram diversas habilidades. Dessa forma é possível despertar o interesse pelos estudos. Essa talvez seja a fórmula mágica”!

glasses Tirando a postura de professora, fora da escola a senhora é outra pessoa. Quais são os seus hobbies favoritos?
“Adoro música, filmes, ler, assistir concertos na Sala São Paulo, ir aos museus (MASP, MAM, etc), preparar um bom jantar para meus filhos e marido, passar a tarde conversando com minhas irmãs ,é muito divertido!, preparar reuniões familiares, estar com as (os) amigas (os), e curtir a minha cachorrinha, ela é muito fofa”!

9) Qual é a frase que você mais gosta, que a inspira?
"Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo". (Mahatma Gandhi).

10) Agora a senhora tem a oportunidade de descrevê-la. Zilda Bueno por Zilda Bueno.
“Há quem conteste, mas sou uma pessoa simples. Aprendi com meus amados pais valores simples: honestidade, solidariedade e respeito. Sou batalhadora, "ralei" muito para conseguir o que queria! Diante disso, me torno um pouco chata. A comodidade e a preguiça das pessoas me deixam muito chateada. Sou extrovertida, adoro conversar, sou carinhosa com as pessoas que gosto. Tenho coração de manteiga, incapaz de prejudicar alguém. Não gosto de levar vantagem, entretanto, consigo me transformar quando sou prejudicada, nesse caso me transformo em uma leoa, mantendo a classe é claro! (risos)”



Jonathan Olavo & Amanda

Nenhum comentário: