E aí você sabe o que é Intervenção Artística?
Se sim parabéns! Seu conhecimento de arte já é um tanto desenvolvido. Se não, te convido para aprender mais sobre esses movimentos que são uma das maiores formas de mostrar o que é a arte moderna atualmente.
Segundo o Wikipedia uma Intervenção Artística é uma forma de um artista expor suas idéias de maneira não convencional, claro que está certo “em partes”, mas uma Intervenção é muito mais do que isso! Pode ser realizada de um milhão de maneiras diferentes tanto por música, uma palestra que foge aos padrões de apenas teoria que foi o caso da apresentação sobre a Ditadura Militar e o Pólo de Resistência em Mauá, como então uma que eu venho contatando vários artistas plásticos para ver se podem fazer algo como zumbis passeando em meio a centros executivos como a Avenida Paulista, porque esses serão os zumbis sedentos e famintos por ações, GRANA, GRANA E GRANA!!! Rsrsrsrsrs
Então já deu pra ver como são muito loucas as Intervenções Artísticas? Ainda não?! Pois lá vai outro exemplo.
Quem se lembra da apresentação que aconteceu segunda-feira na sala de vídeo da nossa escola? Sim aquela que expressava a dor e sofrimento que se passava no período da Ditadura Militar. Deu para perceber a sutil mesclada entre encenação e teoria da obra? Sim obra porque aquilo foi uma das MELHORES intervenções que eu já presenciei!
Foi misturada uma posição de imobilização no público, o tratamento ríspido e ácido fazia parte da apresentação também. E o que foi mais legal foi aquela mesma batida de tecla em tirar as pessoas da sala e os outros telespectadores não poderem fazer nada, idêntico ao sentimento que as famílias possuíam quando seus entes eram desaparecidos ou torturados, porque para quem recorrer sobre algo que é errado, se o único órgão que poderia fazer algo era justamente aquele que estava repreendendo seus direitos? No caso da apresentação os alunos recorreriam ao Roder, mas ali ele era a ditadura, e o desconforto, calor e aperto eram propositais! Fora as agressões contra o boneco posicionado na sala! Que refletiam muito bem aquele semear do medo e sentimento de impotência, um tanto também para ninguém atrapalhar a apresentação, rsrsrsrsrs, mas isso não vem ao caso.
Se você gosta (ou) de saber mais sobre as Intervenções Artísticas procure saber sempre, pois essa é uma manifestação que ocorre o tempo todo, e cá entre nós, jamais terá uma atitude semelhante à outra obra existente, é a defesa mais clara de interação entre público e artista que se pode existir em qualquer época.
Para saber mais sobre as Intervenções acesse
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=8882
Obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário