-->

25 de out. de 2012

Movimento Otaku

Falaremos essa semana sobre o movimento que mais cresce no Brasil, o movimento Otaku (que do japonês significa fã de um lar) quebra qualquer fanatismo visto sobre qualquer assunto!
Na verdade o termo “Otaku” não é tão aceito pelos fãs de anime e mangá no Japão, já que lá eles usam essa termo para categorizar qualquer pessoa que é muito amante de alguma coisa, mas porque fazem isso? Talvez um fenômeno sociológico explicam os maiores donos de convenções desse público.


Sim é sério rsrsrs lá eles se recusam a serem chamados assim logicamente por que tudo,ou quase tudo, usa esse complemento, então, eles não querem ser só “mais uns”:


-anime otaku (animação japonesa)
-manga otaku (histórias em quadrinhos)
-pasokon otaku (computadores)
-gēmu otaku (videogames)
-tetsudō otaku (miniaturas, como trens de brinquedo)
-gunji otaku (armas e coisas militares)
-auto otaku ou jidosha otaku (carros, em especial os kei-jidosha e demais modelos destinados ao mercado interno japonês)
-dattebayo otaku (wels e coisas estranhas)No Brasil, se proliferou o dattebayonismo, espécie de otaku especializado no seriado Naruto, -inspirado nas ações de seu idealizador, Welington Z. As reuniões dos aficionados, geralmente fantasiados, também levam em conta a fidelidade a aparência física e sobretudo a linguagem própria do seriado japonês exibido pela TV Tokyo. (Wikipedia)

No Brasil, o número de Otakus cresce a cada instante! E ainda mais com essas pages divulgadoras, fãs desse tipo de desenho animado os adeptos evoluem mais ainda!
No Ocidente em geral, eles adoram ser fãs mesmo! O primeiro país a ser “contaminado” pelo vírus dos fãs de anime foram os EUA, que logo já criaram a revista Animerica e daí em diante a febre se espalhou no mundo todo.



Os fãs mais loucos são de longe os mais sábios sobre esse grupo, já que inconscientemente o seu status no meio dessa sociedade se dita pelo tanto de animes que assiste, quanto mais animes, mais sábio, mais respeitado, é como a Yakuza, porém se colecionam temporadas e não pessoas mortas rssss.
Recentemente os fãs brasileiros começaram com aquela fase breve e elástica de que “Não é desenho, é Anime!” Mas logo depois já foram desmentidos por vários especialistas,na verdade outros otakus,de que se trata de uma animação, é desenho, desenho Animado pra ser mais exato, já que usam quadros de Mangás ,uma espécie de Gibi para desenhos japoneses,e apenas dão movimentos e mais qualidade e detalhes a essa cena.


Praticamente os Otakus mudam durante o tempo todo, alguns até adotam comportamentos de personagens, ficando muito mais aficcionados neles do que em um simples cosplay, se fantasiar do personagem favorito, e passam a ter a sua personalidade misturada com a que já tinham antes. Sério! E pesquisei em sites japoneses de psicologia para ver isso. Santo Tradutor!
Bom, o que se pode dizer dessa arte é que praticamente se vive o movimento, e eles são bem open mind,mente aberta quanto ao gosto de desenhos que outros otakus assistem, bem diferentes de roqueiros, que dependendo da banda... Você é crucificado ou idolatrado.


Bob Jester

Um comentário:

Davi (Debiddo) Gooz disse...

bem, quem me conhece e sabe sobre minha História ou parte dela, sabe que minha personalidade vem de um Personagem de Anime. u.ú

poucos percebem isso,

Realmente o Otaku cresceu por causa de redes-sociais, me intriga isso porque vira uma bagunça entre Posers, fans de um unico Anime, e Otakus\Otomes. isso é triste