Este ano, muito ouvimos falar sobre o projeto ‘Jovem de futuro’, mas e o jovem do presente?
Retomemos a palavra presente. Esta é uma simples palavra que nos leva ao universo das interpretações.
Se falarmos a palavra presente para uma criança, ela logo vai pensar no dia das crianças ou no natal e o Papai Noel com sua enorme fábrica de brinquedos. Perder-se-iam em seus infinitos desejos sem saber qual dos presentes escolher.
Por outro lado, se falarmos a palavra presente, numa sala de aula, para um professor, este logo pensará no índice de frequência da sala, em seus alunos aplicados que fazem o possível para não perderem a sua aula, ou talvez pensem, presente!?! Nossa! Que milagre que ‘fulano’ veio hoje, vou tentar dar a aula da melhor forma possível, quem sabe assim eu o convença de vir mais vezes a minha aula. Afinal, o aluno ‘presente’ é o motivo para eu estar ‘presente’.
E para nós, o que é presente?
Para dar a minha opinião vou usar um clichê, mas acredito que nós estamos ‘presentes’ no ‘presente’ que é um ‘presente’.
O presente é o hoje que nós construímos com as nossas atitudes, com nossas responsabilidades ou irresponsabilidades, com o conhecimento que adquirimos e o que transmitimos também. Enfim, o presente é o que realmente temos. Do passado nos restam lembranças, do futuro somente anseios e dúvidas, mas é no presente que realmente temos o poder para enlaçar tudo isso. Se o nosso presente for bom, teremos boas lembranças dele, e quanto ao nosso futuro, este também depende muito das escolhas que fizermos hoje.
O ideal é traçarmos o presente de forma que ele seja um verdadeiro presente para as nossas vidas e a dos que nos rodeiam. Façamos então um presente melhor, muitas vezes deixamos a vida escapar pelos nossos dedos sem lembrar de que o ‘Jovem de Futuro’ nada mais é do que os resultados do jovem que somos no presente.
( Val )
Nenhum comentário:
Postar um comentário