-->

26 de set. de 2012

22 de novembro uma data política


Na história política de Mauá, o dia 22 de novembro é muito significativo. Nessa data , em 1953 , ocorria o plebiscito, por meio do qual o distrito de Mauá, integrante do município de Santo André, tornaria-se autônomo, isto é, soberano política e administrativamente. Como se sabe, plebiscito é a consulta popular cujos eleitores optam entre SIM e  NÃO frente á determinada questão de interesse público.
Na verdade, a opção pela emancipação político-administrativa já existia entre os munícipes, desde o início da década de 40, quando foi criada a Sociedade Amigos do Distrito de Mauá. De acordo com as lideranças da época, a separação era necessária e inevitável, principalmente porque as reivindicações locais não eram atendidas, apesar de o distrito arrecadar e enviar a Santo André consideráveis quantias por meio de impostos. Entre as principais solicitações de serviços públicos destacavam-se: o prolongamento, até a cidade, do percurso dos trens, principalmente noturnos, já que esses faziam o ponto final na estação de Santo André; o calçamento das principais vias e, ainda, a ampliação dos serviços de iluminação pública e de assistência médica.
Aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado, a Justiça Eleitoral organizou o processo eleitoral em Mauá, designado quatro seções eleitorais no então Grupo Escolar Visconde de Mauá, próximo á Paineira. Na ocasião, compareceram ás urnas 670 eleitores, dos quais 658 optaram pelo SIM ; sete votaram NÃO ; e cinco anularam ou votaram em branco. Pertinho da Paineira fica a Praça 22 de Novembro, que sofreu intervenção da administração municipal, por conta do Projeto Centro Vivo. O programa foi criado com o principal objetivo de revitalizar a área central da cidade. Com isso, de um lado, o munícipe conquistou mais um importante espaço público de convívio social e familiar. De outro, o poder público recuperou outra época perdida na memória de muitos cidadãos.
Historicamente, a Praça no início do século 20 era um grande lado, em virtude do qual foi denominada Tanque dos Morelli, também em alusão   a Bernardo Morelli , industrial do ramo ceramista.
Praça 22 de Novembro antiga Senador Flaquer: Marco da emancipação

Mais tarde, ainda antes da emancipação denominava-se Praça Senador Flaquer. Durante as festividades de entrega da praça á população, ocorrida em 4 de abril de 1998 ,além de show de música popular brasileira com o cantor Martinho da Vila , lideranças públicas do , passado , reafirmaram a importância da obra. Entre tantas, devemos destacar o ex-prefeito Élio Bernardi, que governou a cidade entre 1959 e 1962 , quando edificou a famosa Concha Acústica , na mesma praça.
Por fim , vale observar que se não fosse a interferência dos vereadores , eleitos após a emancipação , integrantes do Partido da Democracia Cristã , a data de 22 de novembro entraria para a história com maior relevância do que o dia 8 de dezembro.
                                                                                                                                            Jéssica Silva                                                                                                      

Nenhum comentário: