Oh leitores e leitoras desse blog! Claro que não podia escrever sobre arte sem mencionar o nome de um dos maiores artistas já nascidos, Michelangelo Merisi da Caravaggio, ou só Caravaggio.
Caravaggio era um artista simples e categoricamente incrível, ele buscava suas inspirações nas prostitutas, vendedores, pessoas que via ao sair de casa, enfim, o verdadeiro povo de Roma, sem aquela idolatria de só pintar os ricos e nobres do império.
Ele era tão fascinado por criar obras inspirado nas prostitutas, marinheiros, comerciantes etc, por se tratarem das profissões mais citadas na bíblia, que um dia foi acusado de se basear no corpo de uma garota de programa que morreu no Rio Tibre para se inspirar (risos).
O que chama a atenção das suas obras é que ele pinta coisas muito divinizadas, usando como ponto de partida pessoas comuns, que nem preciso mais dizer quem eram né?
Mas claro que Caravaggio também era de carne e osso certo? Ele era conhecido por toda a população da época por ser um ótimo artista, mas também por gostar de uma farra. A polícia conhecia ele muito bem pelas suas brigas e irresponsável (muito comum das pessoas da época). Chegou até a matar um jovem e saiu sendo caçado pela polícia de Roma, para a cidade de Nápolis, onde lá morreu por publicar um documento um tanto intimidador colocando o nome de seu colega, o pintor e desenhista italiano (provavelmente) Floris van Dyck.
Na verdade, mesmo por ser meio louquinho da cabeça Caravaggio tinha ideias incríveis, e claro a maior delas era a de pintar as cenas profanas da bíblia, coisa que nenhum outro artista daquela época seria louco de fazer. Seu estilo era simplesmente renovador do maneirismo, que era muito indireto e artificial antes dele começar a pintar algumas obras nessa perspectiva. Enfim, não tenho o que falar dele, sua genialidade era infinita, simplesmente não conhecia muito ele, mas depois de ler um pouco sobre durante essa semana admito que amei sua história, em especial o seu jeito gênio “fora da lei” que ele tinha, diz-se que para ela não tinha hora certa para se começar a fazer nenhuma obra, era na base da vontade e inspiração mesmo (risos) mas como dizem por ai, nada flui a não ser naturalmente.
Caravaggio |
Então está esperando o quê? Vamos lá participar desse evento que é único na vida (claro que estou sendo exagerado) e aprender mais sobre arte? E para saber mais sobre a expo que vai até 30 de Setembro mostrando suas criações é só visitar : O site do Masp.
E para mais informações sobre quem foi esse
artista genial é só visitar esse link.
Para saber o que é Maneirismo acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Maneirismo e fique por dentro desse
movimento artístico espetacular!
Nenhum comentário:
Postar um comentário